Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o aluno inicia o processo de desenvolvimento das operações formais, isto é, de pensar por hipóteses, mudando a relação entre o real e o possível. Até aqui, o possível era contido no real, no pensamento concreto.
Agora, o aluno irá transcender os fatos, processar dados, ampliar conceitos, informações e transformá-los em conhecimento, formulando hipóteses, justificando fatos, propondo e orientando a solução de problemas.
Conceitos de ética, cidadania e responsabilidade pessoal e socioambiental estão presentes no seu dia-a-dia no colégio, visando uma educação ampla e renovada.
Deixar de ser criança e, ao mesmo tempo, não ser adulto: esta é a transição vivida pelos alunos no Ensino Fundamental II. Momento que gera insegurança, mas também abre possibilidades para o despertar nos adolescentes da visão crítica, criativa e transformadora em seu meio.
Buscamos, na multiplicidade de expressões, a individualidade, por meio da abertura ao diálogo com o conhecimento, respeitando as habilidades e competências dos nossos alunos.
Investimos em experiências colaborativas, orientando o fazer pedagógico interdisciplinar, superando a visão fragmentada das disciplinas e valorizando a socialização do conhecimento , o diálogo entre os saberes.
O Colégio São Paulo trabalha para enriquecer esta formação emocional, social e cultural dos alunos, conduzindo-os à superação de desafios individuais e coletivos, valorizando as diferenças, com uma postura comprometida, para lidar com os jovens neste momento. Ao final desta etapa temos um aluno pronto para o Novo Ensino Médio.
O uso do uniforme é importante para a identidade das crianças, é importante aprender com o uso do uniforme que todos são iguais e tem o mesmo valor como indivíduo.
O uso do uniforme é OBRIGATÓRIO para todos os segmentos e em todas as atividades, de acordo com as normas aqui descritas: