Os alunos do 5º ano aprenderam sobre PINTURA RUPESTRE em um projeto de estudo que integrou as disciplinas de História e Arte. Como conclusão das atividades, eles fizeram trabalhos artísticos para representação da pintura rupestre.
Em sala, durante as aulas de História, os alunos aprenderem o conteúdo teórico sobre a arte rupestre no contexto da pré-história. Eles descobriram que a pintura rupestre, é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas e rituais. As paredes das cavernas serviam também como uma espécie de agenda, onde eram desenhadas algumas ideias ou mensagens. Os homens pré-históricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza: extrato retirado de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas etc. Aqui no Brasil existem vários exemplos deste tipo de arte no estado do Piauí, no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato.
Já nas aulas de Arte, os alunos analisaram pinturas rupestres e partir das observações de suas peculiaridades, todos criaram releituras em pedras coletadas pelos próprios alunos. Eles utilizaram giz de cera em tons terrosos para que os trabalhos tivessem maior similaridade com a arte pré-histórica. Veja um pouco do nosso trabalho!