Institucional

Filosofia Educacional

A Proposta Educacional, o Colégio São Paulo visa à educação de crianças e de jovens, de ambos os sexos, procurando fazê-los chegar ao desenvolvimento integral de sua personalidade e à participação na obra do bem comum, através da formação intelectual, moral, social, espiritual e religiosa, inspirada nos princípios católicos.

Com base em sua filosofia, o Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio São Paulo foi pensado como um verdadeiro projeto de vida e de mundo e não só como mera organização de trabalho pedagógico da Escola.

É algo complexo, pois se compõe de variadas dimensões: sóciopolíticas, epistemológicas, éticas, econômicas, técnicas e metodológicas, profundamente integradas entre si, no tempo e no espaço.

Sua elaboração foi concebida como construção coletiva e participativa de professores, de serviços  pedagógicos-administrativos e da direção. Ao se posto em prática, o Projeto Político Pedagógico é partilhado com alunos, pais e auxiliares, pois, só assim, poderá, efetivamente, expressar a identidade do Colégio São Paulo, em sua globalidade.

Proposta Pedagógica

O Colégio São Paulo tem por finalidade promover uma educação evangelizadora, cumprindo o carisma proposto por Santo Antônio Maria Zaccaria: a renovação do fervor cristão.

Observando as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Pedagogia Zaccariana destina-se ao desenvolvimento integral do aluno, cognitiva e emocionalmente, e está voltada para a formação ética, social e religiosa.

Como todas as escolas da Congregação das Angélicas de São Paulo – presentes no Brasil (Rio de Janeiro, Teresópolis, Belo Horizonte e Belém) e no mundo – nosso Colégio é um espaço privilegiado de convivência solidária, com respeito às diversidades e onde também está presente uma atenção personalizada.

A cada três anos realizamos o Plano Trienal, quando o Marco Referencial é consolidado e a Proposta Educacional atualizada, o que nos permitiu acompanhar as mudanças ocorridas na área educacional.

Seja um aluno do Colégio São Paulo