Ensino Fundamental II

Objetivos do Ensino Fundamental II

No ENSINO FUNDAMENTAL II, o aluno inicia o processo de desenvolvimento das  operações formais, isto é, de pensar por hipóteses, mudando a relação entre o real e o possível. Até aqui, o possível era contido no real, no pensamento concreto.

Agora, o aluno irá transcender os fatos, processar dados, ampliar conceitos, informações e transformá-los  em conhecimento, formulando hipóteses, justificando fatos, propondo e orientando a solução de problemas.

Conceitos de ética, cidadania e responsabilidade pessoal e socioambiental estão presentes no seu  dia-a-dia no colégio, visando uma educação ampla e renovada.
Deixar de ser criança e, ao mesmo tempo, não ser adulto: esta é a transição vivida pelos alunos no Ensino Fundamental II.  Momento que gera insegurança, mas também abre possibilidades para  o despertar  nos adolescentes da visão crítica, criativa e transformadora em seu meio.

Buscamos, na multiplicidade de expressões, a individualidade, por meio da abertura ao diálogo  com o conhecimento, respeitando as habilidades e competências dos nossos alunos.

Investimos em experiências colaborativas, orientando o fazer pedagógico  interdisciplinar, superando a visão fragmentada das disciplinas e valorizando a socialização do conhecimento , o diálogo entre os saberes.

O Colégio São Paulo trabalha para enriquecer esta formação emocional, social e cultural dos alunos, conduzindo-os à superação de desafios individuais e coletivos, valorizando as diferenças, com uma postura comprometida, para lidar com os jovens neste momento.

Seja um aluno do Colégio São Paulo