Ensino Fundamental I

Proposta pedagógica do Ensino Fundamental I

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I entende o aluno como autor do seu processo de construção do conhecimento, sendo mediado pelas significativas intervenções do professor. Durante todo o Ensino Fundamental I nossos alunos são levados a pensar sobre o conteúdo apresentado, entendendo o novo conceito como algo que foi elaborado a partir das suas hipóteses e definições.  Utilizamos a realidade mundial, o interesse do educando e a interdisciplinaridade como elementos contextualizadores da nossa prática pedagógica, dando significado às nossas atividades. Nossa proposta é dividida em 2 ciclos de aprendizagem bem definidos.

No primeiro ciclo, das séries iniciais (1º, 2º e 3º anos), visamos à formação de leitores e escritores críticos e autônomos, desenvolvemos habilidades do raciocínio lógico e nos preocupamos com a formação da “postura de estudante” do nosso aluno. Essa postura envolve pensar no seu papel de estudante, entendendo a dinâmica entre responsabilidade, compromisso, empenho e aprendizagem.

No segundo ciclo, das séries finais (4º e 5º anos), entendemos que as habilidades linguísticas e lógicas já estão estruturadas e, então, há um aprofundamento das competências adquiridas. As interpretações de texto, produções e situações problema passam a ser mais subjetivas e reflexivas, preparando nosso aluno para o ingresso no Ensino Fundamental II.

Seja um aluno do Colégio São Paulo